30/01/12

Coimbra acolhe oficina e espectáculo da CTB


Jardim no Theatro Circo
Foto de Paulo Nogueira

A CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta em Coimbra, nos dias 10 e 11 de Fevereiro (21h30), Jardim: “Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada”, uma versão ousada e diferente de um dos episódios mais marcantes da “cidade do estudantes”: o amor proibido de D. Pedro I e Inês de Castro. Escrito e dirigido por Alexej Schipenko, o espectáculo estará em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo e surpreenderá os espectadores pelo espaço cénico concebido por Samuel Hof e pela forma como o palco é utilizado.

Aproveitando a estada da CTB em Coimbra, A Escola da Noite organiza, em colaboração com o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), a oficina “Oresteia – em busca do teatro político” dirigida por Rui Madeira, director artístico da CTB, destinada a actores, alunos e professores do ensino artístico. A formação decorre nos dias 7 e 8 de Fevereiro (18h00 – 21h00) e no dia 11 de Fevereiro (15h00 – 18h00) no Teatro-Estúdio do CITAC. A Oficina inclui análise dramatúrgica, leitura participada e experimentação ao nível do trabalho coral, e insere-se na preparação da trilogia de Ésquilo “Oresteia”, espectáculo que a CTB vai produzir em 2012 com encenação de Rui Madeira e cenografia de Samuel Hof, no âmbito de “Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude”, numa co-produção com o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Constantino Nery de Matosinhos, o Theatro Circo e o Grupo Dragão Sete, de São Paulo (Brasil). A inscrição custa 25,00 Euros e pode ser feita, até ao próximo dia 1 de Fevereiro, por e-mail para geral@aescoladanoite.pt.

A oficina e o espectáculo realizam-se no âmbito do projecto de programação em rede CULTURBE: Braga, Coimbra e Évora (financiado pelo QREN), que une o Teatro da Cerca de São Bernardo ao Theatro Circo e ao Teatro Garcia de Resende desde 2010.

25/01/12

Cancelada a primeira sessão




A CTB – Companhia de Teatro de Braga informa que a primeira sessão do Ciclo de Leituras Públicas agendada para a próxima segunda-feira (dia 30, 21h30), na Fonte do Ídolo, foi cancelada por razões técnicas.
O Ciclo, dinamizado no âmbito do projecto BragaCult pela Comunidade de Leitura Dramática, inicia no dia 27 de Fevereiro com a obra “Ifigénia em Áulis” de Eurípides, prosseguindo o programa nas datas já anunciadas – 26 de Março: “Electra” de Sófocles; 16 de Abril: “Coéforas” de Ésquilo e 30 de Abril: “Filoctetes” de Sófocles. A leitura pública da obra “Troilus e Créssida” de Shakespeare, cuja sessão estava marcada para 30 de Janeiro e foi cancelada, decorrerá em Maio, em data a anunciar em breve.
As sessões decorrerão sempre às 21h30 e com entrada livre na Fonte do Ídolo, numa colaboração estreita com o gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga e o Theatro Circo. Momento privilegiado para usufruir de um dos Lugares de maior relevância na matriz identitária da Cidade.

Recorde-se que o Ciclo de Leituras Públicas pretende criar o ambiente para a apresentação integral da trilogia “Oresteia” (Agamémnon, Coéforas e Euménides), de Ésquilo, que a CTB estreará em Junho/Julho, com encenação de Rui Madeira, no âmbito de Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, numa co-produção com o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Constantino Nery de Matosinhos, o Theatro Circo e o Grupo Dragão Sete de São Paulo (Brasil), que contará com a participação de actores portugueses, africanos e brasileiros e será apresentada em Portugal e no Brasil.

Continuando na busca de um teatro político, Rui Madeira estabelece uma ponte com a actual Europa decadente de valores morais e encena “Oresteia” como parábola da “família (europeia) desavinda”, que “tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses”, sendo certo que “esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas”.

O Ciclo de Leituras abordará a (volta da) guerra de Tróia, as consequências para os “vencedores” e o papel que alguns personagens tiveram no desenrolar dos acontecimentos, que fundaram a identidade cultural europeia. Factos e personagens aparentemente tão esquecidos nos tempos que correm.


BragaCult é um Projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

24/01/12

Últimos espectáculos em Braga



Jardim
“Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada”
de Alexej Schipenko

24 a 27 de Janeiro – 21h30
Pequeno Auditório do Theatro Circo de Braga

10 e 11 de Fevereiro – 21h30
Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra


Jardim: “Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada” está prestes a deixar Braga, Coimbra é o próximo destino.
Com autoria e encenação de Alexej Schipenko, a produção da CTB – Companhia de Teatro de Braga está em cena no Pequeno Auditório do Theatro Circo até sexta-feira, 27 de Janeiro, às 21h30, seguindo depois para o Teatro da Cerca de São Bernardo, onde será apresentada nos dias 10 e 11 de Fevereiro, às 21h30.

Esta é uma história muito conhecida em Portugal e, no nosso espectáculo, é contada de uma maneira diferente - talvez como diário de Inês de Castro.
Neste diário ela descreve o seu primeiro encontro, o amor, a vida com Pedro, e o seu assassinato. Contudo, o seu diário continua para lá da sua morte. Até à exumação do seu corpo e coroação como rainha de Portugal, Inês relata o que acontece com aqueles que permanecem vivos.
O objectivo de “Jardim” é criar a imortalidade do amor, sendo também importante para o espectáculo a arquitectura do Theatro Circo porque levará o corpo físico do espectador do fundo do inferno até à última nuvem do paraíso, num processo em tempo real.
O meu trabalho de alguns anos com a Companhia de Teatro de Braga dá-me a possibilidade de fazer este espectáculo único, para glória e espírito da cultura portuguesa, com um agradecimento especial a Rui Madeira.
Alexej Schipenko

Autoria e encenação: Alexej Schipenko | Tradução: António Pescada | Interpretação: André Laires, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, João Chelo, Rogério Boane, Rui Madeira, Solange Sá e Thamara Thais | Cenografia e figurinos: Samuel Hof | Desenho de luz: Fred Rompante | Criação vídeo:  Frederico Bustorff Madeira | Criação sonora: Luís Lopes | Fotografia: Paulo Nogueira | M/16

19/01/12

Ciclo de Leituras Públicas na Fonte do Ídolo



A Comunidade de Leitura Dramática, dinamizada no âmbito do projecto BragaCult da responsabilidade da CTB - Companhia de Teatro de Braga, vai realizar um Ciclo de Leituras de textos dramáticos sobre personagens mitológicas da Cultura Clássica Grega.

Este Ciclo pretende criar o ambiente para a apresentação integral da trilogia “Oresteia” (Agamémnon, Coéforas e Euménides), de Ésquilo, que a CTB estreará em Junho/Julho, com encenação de Rui Madeira, no âmbito de Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, numa co-produção com o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Constantino Nery de Matosinhos, o Theatro Circo e o Grupo Dragão Sete de São Paulo (Brasil).
Continuando na busca de um teatro político, Rui Madeira estabelece uma ponte com a actual Europa decadente de valores morais e encena “Oresteia” como parábola da “família (europeia) desavinda”, que “tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses”, sendo certo que “esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas”.
Esta co-produção terá a participação de actores portugueses, africanos e brasileiros e será apresentada em Portugal e no Brasil.

O Ciclo de Leituras abordará a (volta da) guerra de Tróia, as consequências para os “vencedores” e o papel que alguns personagens tiveram no desenrolar dos acontecimentos, que fundaram a identidade cultural europeia. Factos e personagens aparentemente tão esquecidos nos tempos que correm.

Este Ciclo decorrerá entre Janeiro e Abril, com 5 sessões públicas, num espaço nobre da cidade de Braga: a Fonte do Ídolo, numa colaboração estreita com o gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga e o Theatro Circo. Momento privilegiado para usufruir de um dos Lugares de maior relevância na matriz identitária da Cidade.

O programa do Ciclo de Leituras é o seguinte:
Dia 30 de Janeiro: “Troilus e Créssida” de Shakespeare (cancelada)
Dia 27 de Fevereiro: “Ifigénia em Áulis” de Eurípides
Dia 26 de Março: “Electra” de Sófocles
Dia 16 de Abril: “Coéforas” de Ésquilo
Dia 30 de Abril: “Filoctetes” de Sófocles

Sempre às 21.30h e com entrada livre.


BragaCult é um projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regenração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

04/01/12

2012 abre com


Jardim
“Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada”
de Alexej Schipenko

de 17 a 21 | 24 a 27 de Janeiro – 21h30
Pequeno Auditório do Theatro Circo

A CTB – Companhia de Teatro de Braga inaugura o ano com a reposição de uma das mais conhecidas histórias de amor, Jardim: “Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada” é a produção que marca o início do 32º ano de actividade da CTB.

Com autoria e encenação de Alexej Schipenko, o espectáculo – estreado em Julho passado – pode ser visto ou revisto no Pequeno Auditório do Theatro Circo de 17 a 21 e de 24 a 27 de Janeiro, às 21h30.

Abordada pelas Artes e Literaturas de todo o mundo, a tragédia de Pedro e Inês é aqui apresentada sob a forma de um autêntico poema em prosa, cujas estrofes surgem como anotações de um diário. Com grande força dramática e grande lirismo é-nos descrito o ambiente que rodeou a vida de Inês, a sua visão da corte e dos cortesãos, das intrigas e dos crimes, o castigo dos seus próprios assassinos, e a sua vida depois da morte. Com recurso a alguma tecnologia digital, o espectáculo surpreende também pelo cenário e pela forma como o palco é explorado.

A CTB informa ainda que os preços dos bilhetes se mantêm, os ingressos custarão 10€, 5€ (estudantes, reformados e protocolos) e 4€ (grupos - mínimo de 10 pessoas).

Jardim: “Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada” tem tradução de António Pescada e interpretação de André Laires, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, João Chelo, Rogério Boane, Rui Madeira, Solange Sá e Thamara Thais. Com cenografia e figurinos de Samuel Hof, o desenho de luz é de Fred Rompante, a criação vídeo de Frederico Bustorff Madeira, a criação sonora de Luís Lopes e a fotografia de Paulo Nogueira. O espectáculo está classificado para maiores de 16 anos.