22/10/14

Saia de casa e vá ao TEATRO!


Porque é que deve ir ao TEATRO?
A opinião de Rui Madeira (diretor da CTB) a partir do museu de Karl Valentin em Munique.

CTB aderiu à campanha "VAMOS AO TEATRO"



Durante o mês de Outubro decorre a campanha nacional VAMOS AO TEATRO, organizada pela Background. Esta iniciativa pretende promover as artes do espetáculo e incentivar a aproximação entre criadores e espetadores.
A CTB aderiu a esta campanha e nos próximos dias 28, 29 e 30 de Outubro, apresentará no Theatro Circo, às 11h00 e às 15h00, o espetáculo "Em Pessoa" com 50% de desconto.
Portanto..
Não fique em casa, vá ao TEATRO!

16/10/14

Registo fotográfico da estreia de "Os desaparecidos" em Munique > OUT'14


OS DESAPARECIDOS / DIE VERSCHOLLENEN
peça teatral inspirada em O Desaparecido ou América de Franz Kafka
encenação Samuel Hof

O Teatro de Oklahoma é um lugar utópico que oferece um espaço, no qual teatro e realidade, as diferenças de origem, língua e cultura são experiências comuns. É pátria e lugar de encontro. Na montagem da peça que se baseia em «O Desaparecido» de Kafka, a história do anti-herói Karl Roßmann, servindo de força motora, mistura-se com as componentes, teatral e biográfica, inerentes à equipa artística internacional.

 a partir de Amerika de Franz Kafkaencenação Samuel Hof | dramaturgia Katja Kettner | cenografia e figurinos Nina Malotta | música Nils Meisel | elenco Andriy Kritenko, Angelika Fink, Folkert Dücker, Frederico Bustorff Madeira, Rogério Boane, Solange Sá | Som e Vídeo Pedro Pinto | design gráfico Markus Niessner | assistentes de encenação Madlen Wüst-Pinto, Antonia Beermann

Co-produção CTB, O-Team e Pathos München

Estreia em Braga | Theatro Circo
11 NOV'14 | 21h30



Pics Hannes Rohrer

14/10/14

Registo do debate "Dramaturgias e práticas teatrais no México, Espanha-Galiza e Portugal"



Imagens do 1º debate do Ciclo de conversas sobre O TEATRO DO MUNDOno qual estiveram presentes Bárbara Colio, Ánxeles Cuña Bóveda, Xaquín Núñez Sabarís e Rui Madeira em conversa sobre as Dramaturgias e práticas teatrais no México, Espanha-Galiza e Portugal. O debate teve lugar ontem pelas 19h00 no auditório das galerias emergentes dst, em Braga.



Fotos João Chelo

13/10/14

Acolhimento CTB no Theatro Circo > "Pequenas Certezas" | Sarabela Teatro


14 OUT'14 | 21h30
produção Sarabela Teatro (Ourense, Espanha)
Theatro Circo [PA] | Braga

Pequenas Certezas é um acolhimento da CTB no âmbito da estratégia de complementaridade integrada na programação do Theatro Circo.

+info e reservas ctb@ctb.pt / 253 217 167

01/10/14

Teatro das Beiras apresenta "Rádio Cabaret" no Theatro Circo | 2 OUT'14



A CTB apresenta, no âmbito da estratégia de complementaridade integrada na programação do Theatro Circo, Rádio Cabaret, uma produção Teatro das Beiras.




Rádio Cabaret de Karl Valentin
Teatro das Beiras
2 de outubro | 21h30
Theatro Circo | Braga

autor Karl Valentinencenação Gil Salgueiro Nave cenografia e figurinos Luís Mouro desenho de Luz Jay Collinelenco Adriana Pais, Marco Ferreira, Pedro Damião, Sónia Botelho
M/12 | 80'

"Rádio Cabaret  é um espetáculo construído a partir  dos textos do comediógrafo alemão Karl Valentin. Num ambiente social de um bairro popular é emitido a partir de um pequeno auditório, (o auditório da  Emissora de Rádio do Bairro), um programa de variedades onde desfilam  personagens-tipo,  criados pelo imaginário daquele que foi um dos autores que no seu exercício de criação teatral,  mais influenciou e determinou o chamado teatro de variedades europeu.  Através de paródias, jogos de palavras, trava-línguas, enredos linguísticos, a construção deste espetáculo  é estruturada tendo como ponto de partida alguns dos elementos  mais representativos  da sua obra; monólogos, diálogos, cenas, peças e canções,  que são o universo da criação artística e  teatral  de Karl Valentin,  organizadas numa linha estética que supõem  poder interessar e agradar ao público contemporâneo português. O carácter  clownesco e  multidisciplinar inspirado em situações do real confluem para um universo ficcional onde ao real-programático se opõe o absurdo e o irreal-fantástico.   Propagado e difundido pela produção artística no século XX no espaço europeu e de origem remota e distante no tempo (antiguidade clássica e idade média), o chamado teatro de variedades,  que em Portugal era designado por Teatro de Revista,  foi sempre um território de expressão artística onde a  crítica e o sentido cómico,  às vezes trágico,  era consubstanciado em torno das questões sociais.   As obras de  Karl Valentin, como  Charlie Chaplin ou Buster Keaton  cujas características  são exemplo de comunicação estética e artística,  influenciaram a criação teatral do último século. Muita da criação teatral contemporânea  está marcada por esta  influência,  visível no teatro do absurdo (Ionesco, Samuel Beckett , Adamov), surgido no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, cuja  atmosfera  é marcada por um ambiente de devastação, isolamento  e falta de comunicação na sociedade contemporânea, mostrada artisticamente  por meio de alguns traços estilísticos e temas que divergem decididamente do teatro de carácter  realista."