14/04/15

Homenagem a Günter Grass


Na morte de Günter Grass : dois pontos e uma vírgula, em favor da Memória
. Günter Grass já está morto. O tambor tocou os últimos rufos. O menino fez-se à terra. O homem que nos contava do seu tempo e do nosso, que nos viu através da caneta e do lápis e talvez da pena e creio que nunca da pen, foi-se. Foice! Aquele que nos ilustrou demais e que nos caricaturou de menos, que nos desenhou no abismo e que nos sussurrou metáforas impiedosas como só ele sabia para nos fazer chorar ou rir, já cá não mora. A memória do seculo vinte perdeu um cérebro, um muro, um mundo, um murro no estômago da ausência… já cá não vive um daqueles que sabem tanto que nunca nos dizem tudo, talvez porque entendam que não merecemos saber esse Tudo que a vida nos oferece. Gunter Grass foi Tudo e foi Mistério, como alguns outros grandes do século passado. Com esses se fez e se desfez a Memória do século XX.
. Os Jornais, as televisões, os blogs, o facebook, o twitter e toda a blogosfera escreverá, discutirá, reflectirá, mentirá a seu bel prazer sobre a Figura. Durará 3 dias. Depois morrerá outra vez. É o espectáculo. É este o Tempo e a sua efémera memória.
, Em 1980 um grupo de pessoas artistas jovens e menos jovens, alguns hoje já mortos também, partiam em Setembro mês de Poetas numa aventura que dura há 35 anos. Tinham acabado de formar a Cena, companhia de teatro, no Porto, animados num projecto diferente pelo menos e a sua primeira escolha foi exactamente Gunter Grass. Um texto, uma peça A CHEIA. Uma exposição bibliográfica, um Ciclo de Documentários e Filmes sobre o Autor e a sua Obra. Foi há muito. foi há 35 anos, e talvez já ninguém se Lembre. Mas porque a hoje denominada Companhia de Teatro de Braga comemora exactamente 35 anos, porque não este pretexto para  reavivar a Memória. Essa aventura antiga de A CHEIA fez-se com pessoas, Mário Barradas que encenou, Ruy Anahory que cenografou, Christine Zurbach que apoiou dramaturgicamente, Joaquim da Silveira (o visconde) que traduziu, e a Ana Bustorff, a Júlia Correia, a Rosa Fazenda, o António Fonseca, o Rui Madeira, o Augusto Martins, o Dantas da Rocha, o José Cortez. O Abel Fernandes que representaram e o Jaime Lousa que nessa época era o secretário da companhia e o Fernando Rocha e o Pereira e o Laurindo… e o grande suporte deste projecto e do início desta companhia, o Dr. Himmel, director do Instituto Alemão do Porto.
Não acredito que Grass tenha decidido morrer exactamente no ano em que fazemos 35 anos e no mês em que desenhamos o projecto do espectáculo, mas afirmamos que continuamos na Companhia e no projecto com as mesmas preocupações e a mesma necessidade de criação. Revivemos em Grass como em Bernhard e todos seremos poucos para combater o esquecimento.

Rui Madeira


Fotos de A Cheia de Günter Grass, uma produção CENA - Cooperativa Produção Teatral, 1980.

07/04/15

"Um Picasso" vai a Sevilha em Abril..



O espetáculo Um Picasso é apresentado no dia 17 de abril pelas 21h00 no Teatro La Fundición de Sevilla, no âmbito da programação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas e integrado no I CICLO DE TEATRO PORTUGUÉS de Sevilla.

01/04/15

Registo do debate "NO ALVO: um tiro na Europa - O Universo de Thomas Bernhard"


Imagens do 3º debate do Ciclo de conversas sobre O TEATRO DO MUNDOno qual estiveram presentes Anabela Mendes (tradutora de No Alvo) e Rui Madeira (encenador de No Alvo). O debate teve lugar ontem pelas 21h30 no salão nobre do Theatro Circo, em Braga.



Fotografias de Pedro Alpoim