18/11/16

Ana Bustorff será a madrinha da V Edição do Jantar Humanitário da Cruz Vermelha

Ana Bustorff, actriz e membro do Conselho Artístico da Companhia de Teatro de Braga, será madrinha da V EDIÇÃO DO JANTAR HUMANITÁRIO promovido pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

Ana Bustorff foi uma das personalidades homenageadas no Sarau dos 35 Anos da CTB (foto: Paulo Nogueira)

O evento irá realizar-se no dia 19 de Novembro, no Sameiro Eventos, pelas 20h00Este ano, o Jantar Humanitário desperta para a campanha mundial #ProtectHumanity com o tema Imigrantes Refugiados. Esta campanha é uma iniciativa global projectada para promover a solidariedade e empatia para com os migrantes vulneráveis, e também para chamar a atenção para a sua protecção como uma questão de responsabilidade colectiva.

O Jantar Humanitário realiza-se anualmente com o objectivo de angariar donativos que revertem a favor das pessoas mais vulneráveis da nossa comunidade, nomeadamente, famílias vulneráveis, minorias étnicas, sem-abrigo, pessoas com comportamentos aditivos, e de todos aqueles que precisam de auxílio, prestando um apoio qualificado, com profissionais e voluntários comprometidos com a protecção e promoção da dignidade humana.

A Delegação de Braga da CVP afirma que a aquisição de uma mesa, com 10 lugares, por um donativo de 500,00€, os ajudará a reunir condições para uma resposta mais eficaz no âmbito Social.

No contexto da campanha #ProtectHumanity e do tema do jantar "Imigrantes Refugiados" será, também, mostrado o projecto Humane Focus que expõe através de fotografia e vídeo realidades sociais. Será também apresentada a artista Liane Silva e a sua banda que brindará os convivas com vários momentos musicais ao longo do evento.

Caso pretenda contribuir para a causa, participando no Jantar, contacte:
a sede da Delegação de Braga: Telefone: 253 208 870  Email: dbraga@cruzvermelha.org.pt
Qualquer donativo associado à reserva de mesas deverá ser feito para o IBAN: PT50 0033 0000 45242127 640 05 - Cruz Vermelha Portuguesa


11/11/16

A Companhia de Teatro de Braga estreia AS CRIADAS de Jean Genet

Após celebrar os 35 anos de actividade, a CTB apresenta o seu novo espectáculo, uma co-produção com Seiva Trupe. Teatro Vivo, a partir do texto de Jean Genet, AS CRIADAS.

No dia 21 de Outubro, a CTB encerrou as comemorações do seu 35º aniversário de actividade com um Sarau no teatro Circo que contou, entre outras coisas, com um concerto de Jorge Palma e Vicente Palma.

Neste Sarau a CTB decidiu homenagear seis personalidades que ao longo destes 35 anos, no âmbito das suas responsabilidades políticas, empresariais, profissionais, artísticas ou outras, muito contribuíram para o sucesso deste projecto. Foram elas: a actriz Ana Bustorff; o artista plástico e cenógrafo Alberto Péssimo; o ex-produtor José Casimiro Ribeiro; o técnico de palco Fernando Gomes; o engº. José Teixeira (Presidente do grupo dst) e o ex-autarca de Braga o engº. Mesquita Machado.

Fotografia Paulo Nogueira

Rui Madeira disse, no Sarau que encerrou as comemorações dos nossos 35 anos de actividade, que “é nossa convicção que o teatro torna melhores aqueles que o fazem na esperança que melhore, também, aqueles que nos assistem.”

Vamos continuar a fazer aquilo que fazemos melhor. Assim, no dia 19 de Novembro, estreamos, no Theatro Circo, a nossa 130ª Produção, AS CRIADAS de Jean Genet. O espectáculo terá ainda duas antestreias, nos dias 17 e 18 de Novembro.



Com AS CRIADAS de Genet, a CTB encerra o ciclo Liberdade e Solidão a que nos obrigamos desde 2013. Exactamente no ano em que perfaz 30 anos da sua morte.

AS CRIADAS é uma co-produção CTB – Companhia de Teatro de Braga / Seiva Trupe. Teatro Vivo. A encenação é de Rui Madeira e o elenco é constituído por Sílvia Brito (CTB), Solange Sá (CTB) e Mariana Reis (SeivaTrupe).

O Espectáculo estará em cena, no Theatro Circo de Braga, de 17 a 24 de Novembro. No dia 30, será a vez do Teatro Gil Vicente de Barcelos.

Horários
Antestreia - 17 e 18 de Novembro – 21h30 – Theatro Circo
Estreia - 19 de Novembro – 21h30 – Theatro Circo
20 de Novembro – 16h00 – Theatro Circo
22 a 24 de Novembro – 21h30 – Theatro Circo
30 de Novembro – 21h30 – Teatro Gil Vicente

Sobre o autor
Jean Genet (1910-1986)
“Genet é a obscenidade que segue a par com a nobreza, o execrável e o sublime. Nascido de pai incógnito e logo abandonado pela mãe num asilo da Assistência Pública, será nele – órfão com vida apenas vivida em cenários de casas de correcção, prisões e espeluncas – que o séc. XX encontrará um místico entre os que tem de maior estatura. Um anjo que transporta a ferocidade em pleno rosto. O seu sonho permanente era “reabilitar” a miséria humana, onde ele próprio, Genet, se encontrava.” (Yukio Mishima, traduzido por Aníbal Fernandes para Hiena Editora)

A CTB encerra com estas “nossas” CRIADAS de Genet, o ciclo Liberdade e Solidão a que nos obrigamos desde 2013. Exactamente no ano em que perfaz 30 anos da sua morte. Ele que abordado sobre o problema do tempo, respondeu como Santo Agostinho “espero a Morte” e questionado sobre algum do seu teatro (As Criadas, Os Negros, A Varanda…) nos deixou dito:

“Estou-me nas tintas. Quis fazer peças de teatro. Cristalizar uma emoção teatral e dramática. Se as minhas peças servirem os negros, não me importa. De resto, não acredito nisso. Acho que a acção, a luta directa contra o colonialismo faz mais pelos negros que uma peça de teatro. E também acho que o sindicato do pessoal doméstico faz mais pelas criadas que uma peça de teatro. Procurei fazer ouvir uma voz profunda que os negros e as demais criaturas não conseguiram fazer ouvir. Um crítico disse que “as criadas não falam assim”. Falam assim. Mas só comigo e à meia-noite. Se me disserem que os negros não falam assim, responderei que ouviremos mais ou menos aquilo se encostarmos o ouvido ao seu coração. Temos de saber ouvir o que não está formulado.” Jean Genet