17/01/17

Até Março a CTB leva a cena cinco espectáculos do seu reportório


Brevemente, a Companhia de Teatro de Braga (CTB) apresentará toda a programação para 2017. Para já, divulgamos os espectáculos que temos já agendados para este primeiro trimestre que nos levará um pouco o país e também a Espanha.

Tal como foi dito por Rui Madeira, director da CTB, no Sarau de Encerramento das Comemorações dos 35 anos da Companhia, em 21 de Outubro, “não há acasos” para uma companhia de teatro sobreviver durante tantos anos num país onde “nunca existiu (nem depois de Abril) uma verdadeira política de Cultura, sustentada num modelo alicerçado em princípios equitativos, respeitadores do todo nacional, que assumisse com clarividência as componentes animação cultural e criação artística e reconhecesse a sua importância para o desenvolvimento sustentado do país”.

Assim, a CTB inicia a sua actividade, já no final de Janeiro – de 24 a 27 e de 31 a 3 de Fevereiro, às 21h30, no Theatro Circo - com a reposição do seu espectáculo, estreado em Julho de 2016, Ainda o Último Judeu e os Outros, escrito e encenado por Abel Neves.
Ainda o Último Judeu e os Outros | Foto: Paulo Nogueira
Nos dias 9 e 10 de Fevereiro, a sala principal do Theatro Circo acolhe o espectáculo da CTB há mais tempo em cena, desde 2007, Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. São duas representações, que já se encontram esgotadas, dedicadas ao público jovem das escolas dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto.
Auto da Barca do Inferno | Foto: Paulo Nogueira
Em Fevereiro, levamos a cena As Criadas de Jean Genet (também estreado em 2016): de 7 a 10 de Fevereiro, no Theatro Circo de Braga. Este espectáculo, uma co-produção Companhia de Teatro de Braga / Seiva Trupe – Teatro Vivo, estreia (no Porto) no 15, às 21h30, na Casa das Artes. Conta, ainda, com mais três representações nos dias 17, 18, às 21h30, e 19, às 16h00; de 21 a 23 de Fevereiro, regressa ao Theatro Circo para mais três espectáculos, às 21h30. 
As Criadas | Foto: Paulo Nogueira
Em Março, também com As Criadas, a CTB vai até Évora, ao Teatro Garcia de Resende para dois espectáculos, nos dias 2 e 3. Dia 24 e 26 do mesmo mês, a CTB apresenta esta interpretação do texto de Jean Genet em Espanha, respectivamente, na Sala Guirigai (Badajoz) e na Navel del Duende (em Cáceres).
Em Pessoa | Foto: Paulo Nogueira
Pelo meio, no dia 17 levamos Ainda o Último Judeu e os Outros ao Teatro Regional da Serra de Montemuro. No dia 22, é a vez de Em Pessoa – um espectáculo encenado por Sílvia Brito a partir de textos de Fernando Pessoa – ser apresentado no Cine-Teatro de Estarreja.
Justiça | Foto: Paulo Nogueira
De 27 a 30 de Março, regressamos a Braga e ao Theatro Circo para a reposição do “drama de faca e alguidar” escrito por Camilo Castelo Branco, Justiça (estreado em Abril de 2016). Tratando-se de espectáculo com especial enfoque no público escolar, das sete representações, três são em horários que permita às escolas trazerem os seus alunos: dias 28 e 29, às 15h00; dia 30; às 11h00 e às 15h00. As outras quatro representações, em cada um dos dias, são às 21h30.