24/05/16

A CTB convida ucranianos a "embarcar"...

A Companhia de Teatro de Braga leva a sua produção, há mais tempo em cena, à cidade ucraniana de Kherson.

O Auto da Barca do Inferno, 98ª produção da CTB, estreou em 17 de outubro de 2007 e até à data foram realizados 165 espetáculos em várias cidades portuguesas, mas também em Espanha, Brasil, Angola e Ucrânia, num total de aproximadamente 28.500 espetadores.

Auto da Barca do Inferno no Parque de Exposições de Braga
Em 2016, a CTB leva já 13 espetáculos sobre aquele que é talvez o texto mais conhecido de Gil Vicente. Depois de 19 de fevereiro, na Sala Guirigai, em Badajoz; das oito sessões de 8 a 10 de março, na Sala Principal da nossa residência, o Theatro Circo; no dia 17 deste mês, fizemos uma apresentação especial para o público escolar (cerca de 100 alunos) no auditório do Parque de Exposições e Centro de Congressos de Braga.

Teatro Académico Musical e Dramático de Kherson M. Kulish
Ontem, hoje e amanhã, no Teatro Académico Musical e Dramático de Kherson M. Kulish, será a vez de mostrar o texto do fundador da dramaturgia portuguesa a um público que, maioritariamente, não domina a nossa Língua. O espetáculo será, por isso, legendado a partir da tradução de Larisa Semenova.

Folha de Sala em ucraniano (tradução Larisa Semenova)
Apesar da longevidade - justifcada pelo sucesso tanto junto do público escolar, quanto junto do público geral - esta produção não ficará por aqui. A CTB poderá levar a cena, ainda este ano, o Auto a mais palcos nacionais e estrangeiros.




12/05/16

Colóquio 20 Anos de Teatragal

Este evento - integrado nas comemorações do 40º aniversário do Instituto de Letras e Ciências humanas da Universidade do Minho (ILCH) e no 35º aniversário da Companhia de Teatro de Braga (CTB) - "pretende avaliar os desafios, resistências, oportunidades e limitações da atividade teatral, a partir da perspetiva dos vinte anos decorridos desde a primeira iniciativa Teatragal (há 20 anos) que reuniu agentes da cena dramática de ambos os lados do Rio Minho, para discutir, para projetar e para sonhar um teatro que fosse mais robusto, unindo esforços de aqui e de acolá".

O Colóquio 20 Anos de Teatragal, coorganizado pelo ILCH e CTB, será o momento de efetuar um balanço do percurso feito nestas duas décadas pelo Teatro Galego e do Norte de Portugal e simultaneamente discutir o futuro com todos os agentes (passados e presentes).

Porque prezamos a opinião de todos quantos fazem, vêem e ensinam Teatro e reconhecemos a sua relevância na definição dos caminhos que percorremos, será com enorme satisfação que os receberemos