23/02/18

Estreia do novo espectáculo da CTB: HUMIDADE

Março está a chegar e com ele, também a Primavera e os dias maiores de temperaturas amenas. Estamos, porém, em Braga, que é uma cidade conhecida, entre outras coisas, pela muita chuva. O aquecimento global tem-se encarregado de baralhar muito as coisas. Não obstante, no próximo mês, teremos na Cidade dos Arcebispos, com certeza, HUMIDADE.

Estreia no Dia Mundial do Teatro (27 de Março), no Theatro Circo, a 135ª produção da Companhia de Teatro de Braga (CTB), escrita pela dramaturga e directora de teatro mexicana, Bárbara Colio.

HUMIDADE é sobre um casal que, vindo “dos outros lados do mundo, “desencontram-se” num hostel de uma cidade húmida (Braga, Santiago). Cruzamentos de vidas em viagem, presas pela chave da porta. A fobia do encontro no enquadramento da foto, a vontade de representar no Skype e a solidão que a chuva miudinha acentua. Parafraseando Hopper, não existe uma distância demasiado fria. A coisa foi vista. O tempo parou. E os personagens vivem um acontecimento apaixonante, num quadro do desespero da nossa contemporaneidade.”

O espectáculo é encenado por Rui Madeira e conta com a prestação de dois jovens actores que integraram recentemente o elenco permanente da CTB, Mafalda Canhola e João Delgado Lourenço.

Room In New York (Edward Hopper)
A produção tem, também, o apoio do Festival Internacional de Dramaturgia Contemporânea e da Secretaria de Cultura do México.

Pralelamente à produção do espectáculo existem duas actividades complementares: a primeira, é uma Oficina de Escrita Teatral, dirigida por Bábara Colio, e destinada a 10 participantes, portugueses e galegos, no âmbito do projecto de Formação de públicos da CTB, BragaCult, de 23 a 25 de Março.

A segunda, é o acolhimento internacional, numa parceria com o Município de Braga, para o Festival Mimarte, dia 5 de Julho, do espectáculo ARIZONA, pela companhia Teatro de Babel, México, sobre o problema das fronteiras entre os EUA e México, dirigido pelo seu director Ignacio Garcia.

OUTRAS DATAS
Ante-estreia 26 de Março 21h30
Estreia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro) 21h30
28 e 29 de Março 21h30
3 e 4 de Abril 21h30

FICHA ARTÍSTICA

autor Bárbara Colio
tradução Ivonete da Silva Isidoro
encenação Rui Madeira
cenografia Acácio Carvalho
figurinos Manuela Bronze
iluminação Nilton Teixeira
som Pedro Pinto
vídeo Frederico Bustorff Madeira (Maria Augusta Produções)
elenco João Delgado Lourenço, Mafalda Canhola

20/02/18

"Amor de Perdição" em Vila Verde

No próximo dia 26, a Companhia de Teatro de Braga (CTB) apresentará para o público escolar de Vila Verde o espectáculo “Amor de Perdição”, a partir do texto de Camilo Castelo Branco.

O espectáculo, com encenação de Sílvia Brito, terá duas sessões (14h30 e 17h00) no auditório da Academia de Música de Vila Verde.

Amor de Perdição estreou no dia 18 de Outubro de 2017, no Teatro da Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga.

Fotografia de cena da estreia de "Amor de Perdição"

Depois de, em 2016, ter estreado a tragicomédia "Justiça", a CTB regressa a Camilo Castelo Branco. Segundo Sílvia Brito, trata-se de um “espectáculo-aula, destinado ao circuito escolar, um dos vectores de criação da CTB, este espectáculo expõe mecanismos da prática teatral (leitura, análise literária e dramatúrgica, construção da personagem e criação da cena) que contribuem para estimular o gosto pela leitura, veiculando os parâmetros e metas para a “Educação Literária” do programa de Português.”

A 133ª Produção da CTB é um espectáculo para maiores de 12 anos e tem a duração aproximada de 80 minutos, sem intervalo.

FICHA ARTÍSTICA:
autor: Camilo Castelo Branco
encenação e fixação de texto: Sílvia Brito
cenografia: António Jorge
figurinos: Manuela Bronze
caderno pedagógico: Ana Cristina Oliveira, Céu Costa, José Barros, Paulo César
elenco: André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Eduarda Filipa, Rogério Boane, Solange Sá