25/01/11

Comunidade de Leitura Dramática



Projecto BragaCult
31 de Janeiro – 21h30
Pequeno Auditório do Theatro Circo

Janeiro é o mês de Platão! A próxima sessão da Comunidade de Leitura Dramática, marcada para 31 de Janeiro (21h30), no Pequeno Auditório do Theatro Circo, será dedicada ao filósofo e matemático grego.
Apologia de Sócrates é o texto que, dirigido por Rui Madeira, será apresentado na oficina desenvolvida pela CTB – Companhia de Teatro de Braga no âmbito do projecto BragaCult. A sessão tem entrada livre.

Apologia de Sócrates reconstitui exemplarmente o discurso de defesa de Sócrates, acusado por Meleto de corromper a juventude e condenado à morte no tribunal de Atenas. Na argumentação sobressai a grande figura moral de Sócrates e o seu desprendimento pela vida e os bens materiais, perante a visão do Bem supremo.

Platão (Atenas, 428/427 - 348/347 a.C.), considerado o melhor prosador grego, foi discípulo de Sócrates. Em 387 a.C. fundou a academia onde, a partir de 368 a.C., teve como aluno Aristóteles. A sua filosofia idealista, o seu sistema político baseado na ordem e na harmonia, o seu arreigado espiritualismo, a defesa intransigente da existência do bem supremo e o seu género literário, fizeram dele génio da humanidade e figura cimeira do pensamento europeu.


BragaCult é um projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.


Sem comentários: