08/02/11

Abel Neves orienta Oficina de Escrita do projecto BragaCult



Abel Neves, dramaturgo português contemporâneo com extensa criação teatral publicada em Portugal e no estrangeiro, está em Braga a coordenar a Oficina de Escrita, uma iniciativa da CTB - Companhia de Teatro de Braga no âmbito do projecto BragaCult, que pretende levar os participantes a estabelecer uma relação mais íntima e desenvolta com a escrita dramática.

Abel Neves nasceu em Montalegre em 1956. Dramaturgo, poeta e romancista, tem publicadas obras para teatro, muitas delas representadas, tais como: “Anákis”; “Amadis”; “Touro”; “Medusa”; “Terra”; “Arbor Mater”; “Lobo-Wolf”; “Inter-Rail”; “Além as estrelas são a nossa casa”; “Supernova”; “Este Oeste Éden” e “Vulcão”. Autor, também, de textos para televisão, publicou ainda o livro de poesia “Eis o Amor a Fome e a Morte” e os romances “Corações piegas”, “Asas para que vos quero”. “Algures entre a resposta e a interrogação” é o seu livro de reflexões essencialmente em torno do teatro. Tem obras traduzidas, publicadas e representadas na Alemanha, Bélgica, Brasil, Egipto, Escócia, França, entre outros.
Venceu, recentemente, a III edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva pela sua peça “Jardim Suspenso”, atribuído pelo Instituto Camões e pela Funarte – Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura do Brasil.

BragaCult é um projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

Sem comentários: