20/02/12

É já na próxima semana...



A Comunidade de Leitura Dramática, da responsabilidade da CTB – Companhia de Teatro de Braga, dinamizada no âmbito do projecto BragaCult, realiza na Fonte do Ídolo, em Braga, um Ciclo de Leituras de textos dramáticos sobre personagens mitológicas da Cultura Clássica Grega. A primeira sessão decorre no próximo dia 27 de Fevereiro, às 21h30 (entrada livre), com a leitura de “Ifigénia em Áulis” de Eurípides.

O Ciclo de Leituras abordará a (volta da) guerra de Tróia, as consequências para os “vencedores” e o papel que alguns personagens tiveram no desenrolar dos acontecimentos, que fundaram a identidade cultural europeia. Factos e personagens aparentemente tão esquecidos nos tempos que correm e que a CTB irá recuperar com a apresentação integral da trilogia “Oresteia” (Agamémnon, Coéforas e Euménides), de Ésquilo, com encenação de Rui Madeira e estreia prevista para Junho/Julho, no âmbito de Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, numa co-produção com o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Constantino Nery de Matosinhos, o Theatro Circo e o Grupo Dragão Sete, de São Paulo (Brasil). A produção contará com a participação de actores portugueses, africanos e brasileiros e será apresentada em Portugal e no Brasil.
Continuando na busca de um teatro político, Rui Madeira estabelece uma ponte com a actual Europa decadente de valores morais e encena “Oresteia” como parábola da “família (europeia) desavinda”, que “tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses”, sendo certo que “esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas”.

Este Ciclo decorrerá nos próximos meses, num espaço nobre da cidade de Braga: a Fonte do Ídolo, numa colaboração estreita com o gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga e o Theatro Circo. Momento privilegiado para usufruir de um dos Lugares de maior relevância na matriz identitária da Cidade.

O programa do Ciclo de Leituras é o seguinte:
Dia 26 de Março: “Electra” de Sófocles
Dia 16 de Abril: “Coéforas” de Ésquilo
Dia 30 de Abril: “Filoctetes” de Sófocles
Dia 28 de Maio: “Troilus e Créssida” de Shakespeare

Sempre às 21.30h e com entrada livre.

BragaCult é um projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regenração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

Sem comentários: