22/03/12

DIA MUNDIAL DO TEATRO


                                Fonte do Ídolo - Sessão de Fevereiro                           Último Acto
     
A CTB – Companhia de Teatro de Braga comemora o Dia Mundial do Teatro com obra da Grécia antiga e espectáculo do século XXI.
A comemoração inicia-se no dia 26 de Março, véspera da data oficial, na Fonte do Ídolo, com a leitura de “Electra”, de Sófocles, pela Comunidade de Leitura Dramática do BragaCult, projecto este da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este. A sessão marcada para as 21h30 tem entrada livre. “Electra” é uma das obras que integra o Ciclo de Leituras Públicas de Textos Dramáticos da Cultura Clássica Grega que a CTB está a desenvolver como preparação para a apresentação da trilogia “Oresteia”, escrita por um dos grandes representantes do teatro grego: Ésquilo.
Da tragédia grega, a CTB passa para a contemporaneidade e com “Último Acto” celebra, no dia 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro. Criado em 2006 e reconstruído em 2011, o espectáculo de Anna Langhoff, Alexej Schipenko e Rui Madeira, apresenta um retrato cruel e cómico sobre as relações de poder no teatro. A peça, já apresentada em Coimbra, Covilhã e São Paulo (Brasil), está em cena no Pequeno Auditório do Theatro Circo até dia 30 de Março, às 21h30.
O espectáculo reúne os textos “Último Acto”, de Anna Langhoff (Berlim, 1965), e “A Arte do Futuro”, de Alexej Schipenko (Sebastopol, Ucrânia, 1961), ambos radicados na Alemanha. Com Carlos Feio, Solange Sá, Rogério Boane, André Laires, Frederico Bustorff Madeira e Vicente Magalhães no elenco, a peça tem tradução de Helena Guimarães e Regina Guimarães, desenho de luz Fred Rompante, ambiente sonoro de Luís Lopes, criação vídeo de Frederico Bustorff Madeira e fotografia de Paulo Nogueira.

Sem comentários: