11/07/12

Companhia de Teatro de Braga reorganiza programação



“Oresteia 1 – Agamémnon”
de Ésquilo

26 de Julho a 4 de Agosto – 21h30
Theatro Circo


A CTB - Companhia de Teatro de Braga informa que, por motivos logísticos e financeiros, foi obrigada a alterar o esquema de apresentação e a data de estreia da próxima produção. Ao contrário do inicialmente previsto e divulgado, a CTB irá apresentar a trilogia “Oresteia”, de Ésquilo, de forma faseada. De 26 de Julho a 4 de Agosto, às 21h30, no Theatro Circo, será levada à cena “Oresteia 1 – Agamémnon”, a primeira parte da trilogia.
A obra, considerada o topo da arte literária do Ocidente, é uma das mais pungentes tragédias da Grécia Antiga e narra o drama protagonizado pelos últimos Átridas: Agamémnon, Clitemnestra, Egisto, Electra e Orestes (personagem que dá o nome à trilogia e em torno do qual se realizam grande parte dos oráculos anunciados).
Estabelecendo uma ponte com a actual Europa decadente de valores morais, Rui Madeira encena a trilogia “Oresteia” como parábola da «família [europeia] desavinda», que «tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses», sendo certo que «esta guerra é para ser ganha pelo Coro de cidadãos de Atenas». 
 Com tradução de Manuel de Oliveira Pulquério, apoio dramatúrgico de Ana Lúcia Curado - especialista em estudos clássicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho -, cenografia e figurinos de Samuel Hof, o espectáculo tem no elenco Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá e, o actor brasileiro, Eduardo Chagas; e integra nos Coros um grupo de formandos do BragaCult [projecto realizado no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)].
O espectáculo é uma co-produção com Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude; Acto5; Circuito de Teatro Português de São Paulo e Grupo Dragão 7 – Instituto de Artes, Intercâmbio e Cidadania de São Paulo (Brasil); com o apoio da Cena Lusófona.



Com ORESTEIA, queremos fixar-nos na contemporaneidade. Em NÓS! Nesta nossa – por herança de bastardos – Europa. Essa mítica, bela e quente Europa que se banhava no Poleponeso, amamentada no berço pela Hélade para não deixarmos que a Memória nos atraiçoe.


Com ORESTEIA, as máscaras desta tragédia europeia, escondem rostos singulares, de “deuses castigadores que a democracia erigiu” e que do alto do seu Olimpo olham com jactância os Coros de deserdados que vagueiam atordoados e começam a interrogar o capital, esse deus ex-máquina.

Esta Europa, a mediterrânica tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses que nos querem enlouquecer. Não estamos condenados qual Efigénia, nem somos tão volúveis quanto Helena. A guerra, esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas.
Rui Madeira
Autor: Ésquilo | Tradução: Doutor Manuel de Oliveira Pulquério | Encenação e Dramaturgia: Rui Madeira | Assistente de Encenação: Nuno Campos Monteiro | Apoio Dramatúrgico: Doutora Ana Lúcia Curado | Actores: Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Eduardo Chagas, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá | Coros: Amália Oliveira, Ana Cristina Oliveira, André Antunes, André Pacheco, Cristiano Lima, Deolinda Mendes, Helena Guimarães, Hugo Silva, Humberto Silva, Joana Palha, João Chelo, Joaquim Carvalho, Jorge Bentes Paulo, José Augusto Ribeiro, José Domingos Marinho, Maria do Céu Costa, Maria Elisa Fernandes, Maria Julita Capelo, Manuela Artilheiro, Samuel Gomes, Susana Silva, Tatiana Mendes, Teodorico Enes | Cenografia e Figurinos: Samuel Hof | Concepção de Máscaras: António Jorge | Desenho de Luz: Fred Rompante | Criação Vídeo: Frederico Bustorff Madeira | Criação Sonora: Luís Lopes | Design Gráfico: Carlos Sampaio | Fotografia: Paulo Nogueira

Bilhetes: 3€
M/12

Sem comentários: