30/10/12

Auto da Barca do Inferno e Falar Verdade a Mentir no Theatro Circo


 
A Companhia de Teatro de Braga vai apresentar no Theatro Circo, de 6 a 8 de Novembro, o clássico de Gil Vicente, “Auto da Barca do Inferno”, e também a farsa de costumes de Almeida Garrett, “Falar Verdade a Mentir”, ambos com encenação de Rui Madeira. Os espectáculos estarão em cena em horários alternados e salas diferentes. “Auto da Barca do Inferno” sobe ao palco da Sala Principal no dia 6 às 15h00, no dia 7 às 11h00 e no dia 8, em dose dupla, às 15h00 e às 21h30; enquanto que “Falar Verdade a Mentir” estará em cena no Pequeno Auditório, nos dias 6 e 8 às 11h00 e no dia 7 às 15h00. As sessões diurnas são dirigidas em especial ao público escolar e acontecem mediante marcação prévia, ao passo que a sessão nocturna está aberta ao público em geral.

Maior editora portuguesa filma “Auto da Barca do Inferno”

A primeira sessão “Auto da Barca do Inferno” no Theatro Circo vai ter a particularidade de ser filmada pela “Porto Editora”. A maior editora portuguesa pretende usar excertos do espectáculo da CTB para complementar actividades pedagógicas dos projectos educativos por si desenvolvidos, entre eles a Escola Virtual. Este projecto tem vindo a crescer nos últimos anos e destaca-se pela inovação e pelo seu impacto na comunidade educativa, tendo como objectivo motivar os alunos a estudar e ajudar os professores na integração das tecnologias da sala de aula, bem como na preparação das suas aulas.
 
Digressão em Portugal e em Espanha

Recordamos que “Auto da Barca do Inferno” está em digressão e que ainda antes das sessões no Theatro Circo, este será apresentado, nos próximos dias 2 e 3 de Novembro, às 20h30, no Salón Teatro, em Santiago de Compostela, Espanha.
A produção da CTB passou, no passado dia 26 de Outubro, também por Évora e, devido à grande procura, foi necessário realizar-se uma sessão extra para atender a todas as solicitações. As três apresentações no Teatro Garcia de Resende decorreram no âmbito da Rede CULTURBE - um projecto que reúne Braga, Coimbra e Évora, numa organização do CENDREV - Centro Dramático de Évora.
 

Auto da Barca do Inferno (M/6)
Será que a maledicência, o orgulho, a usura, a concupiscência, a venalidade, a petulância, o fundamentalismo, a inveja, a mesquinhez, o falso moralismo cristão…. têm entrada directa no paraíso? Ou terão de passar pelo Purgatório? Ou vão directamente ao Inferno? E a pé, de pulo ou voo? Aliás, onde fica e como designamos o Lugar onde estamos? E que paraíso buscamos?
Uma revisão da CTB em demanda da modernidade sobre o texto Vicentino e o prazer do jogo teatral. Um espectáculo sobre a nossa memória identitária.
Rui Madeira
Autor: Gil Vicente | Encenador: Rui Madeira | Elenco: Alexandre Sá, André Laires, Carlos Feio, Giovana Sgarbi, Jaime Soares, Rogério Boane, Solange Sá | Figurinos: Sílvia Alves | Espaço cénico: Rui Madeira | Desenho de som: Pedro Pinto | Desenho de luz: Fred Rompante | Fotografia: Manuel Correia, Paulo Nogueira
 
Falar Verdade a Mentir (M/12)
Com “Falar Verdade a Mentir” podemos observar, num ritmo de comédia e com humor corrosivo, como a natureza do discurso se cruza entre o passado, a falsa moral, a aparência e o novo olhar dos tempos e das desilusões do Presente, consoante os personagens em jogo. A luta do Autor romântico, pela revolução nas Letras, no Teatro Português e, porque não dizê-lo, na Política nacional.
“Falar Verdade a Mentir” é um divertimento teatral num espaço/tempo de debate e experimentação.
Rui Madeira
Autor: Almeida Garrett | Encenação e Dramaturgia: Rui Madeira | Elenco: André Laires, Carlos Feio, Giovana Sgarbi, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá | Cenografia: Carlos Sampaio, Rui Madeira | Figurinos: Sílvia Alves | Criação vídeo: Frederico Bustorff Madeira | Criação Sonora: Luís Lopes | Design gráfico: Carlos Sampaio | Fotografia: Paulo Nogueira

Sem comentários: