06/11/12

Inscrições abertas


OFICINA COMMEDIA DELL’ARTE

 A Companhia de Teatro de Braga, em parceria com o Theatro Circo e o Theatro Circo Café, promove, entre 14 de Novembro e 2 de Dezembro, a “Oficina de Commedia dell’Arte”. A decorrer nas instalações do Theatro Circo Café às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h00, a acção é coordenada pelo actor, director, aderecista e dramaturgo brasileiro, Eduardo Chagas, que integra o elenco do projecto “Oresteia”, a mais recente produção da CTB.

A oficina, para maiores de 18 anos, orienta a criação de personagens a partir do improviso com as máscaras das personagens típicas da Commedia Dell’Arte (Arlecchino, Pulcinella, Columbina, Brighella, Pantalone, Capitano, Dottore, Innamorati), e culmina com uma apresentação de pequenas cenas no final, visando a formação técnica, disponibilidade, prontidão, espontaneidade, desinibição, expressividade, trabalho em grupo, espírito de liderança, poder de iniciativa, capacidade de improvisar, expressividade e comunicação.

A Commedia dell’Arte é um género espectacular de Teatro que surge em Itália no século XVI e que percorre toda a Europa até o século XVIII. É fundamentalmente a arte do actor e sua relação com a construção de cena. Tem como principais características: o improviso, o uso da meia máscara e o profissionalismo, o que possibilita ao actor a experimentação de uma linguagem codificada para a construção do jogo teatral, orientando os princípios básicos da criação cénica.

A máscara é utilizada desde os tempos mais remotos como forma de expressão e de comunicação em diversas culturas por todo o mundo. No teatro ela possibilita a vivência de uma linguagem não realista por parte do intérprete, centrada na construção do arquétipo e no jogo lúdico entre actores e público. O treino com a máscara estimula a imaginação criativa do actor ou do não-actor, aliando a isso, economia gestual e teatralidade. Ao esconder o rosto, a máscara revela toda a expressividade corporal. Quando veste a máscara, o actor pode, de facto, substituir a sua identidade pessoal por outras.

A frequência da oficina implica a realização de uma pré-inscrição através do envio de nome, contacto de telemóvel e de e-mail para o endereço: info@ctb.pt e tem um custo de 30€, valor que deve ser pago aquando a formalização da inscrição nos escritórios da CTB e no qual está incluído todo o material necessário para a realização da mesma.

Sem comentários: