09/04/14

estreia em junho > "Os músicos de Bremen"


estreia
Os músicos de Bremen
a partir do conto dos irmãos Grimm

3 de junho de 2014
Theatro Circo | Braga

A CTB estreia no dia 3 de junho no Theatro Circo o espetáculo Os músicos de Bremen, a partir do conto homónimo dos irmãos Grimm. Os músicos de Bremen é um espetáculo para a infância com encenação de José Caldas.  
O espetáculo está em cena no Theatro Circo de 3 a 5 de junho às 11h00 e às 15h00.

A partir do conto dos Irmãos Grimm e relato oral do Sr. Joaquim Peças. Texto dramático de José Caldas. Poemas de Eugénio de Andrade e Afonso Lopes Vieira.
Propor ao jovem público uma metafórica reflexão sobre a velhice e a sua marginalidade numa sociedade de produção e consumismo é o desejo deste espectáculo. Que presente ou futuro podem ter quatro velhos animais que já não são úteis? Resta-lhes o sonho e a utopia de que unidos poderão construir: ser músicos numa banda de sons imaginários. Partiremos portanto todos a procura de um território livre e justo: Bremen, a cidade onde todos são aceites.
Atores/cantores e um músico em cena, que contam e vivem esta história confiando na inteligência das crianças e no seu gosto pelo jogo.


a partir do conto dos Irmãos Grimm encenação e espaço cénico José Caldas | música original  Alberto Fernandes | elenco André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Sílvia Brito, Thamara Thais | cenografia e figurinos Marta Silva | design gráfico e fotografia Paulo Nogueira
M/4 | 50'


José Caldas desenvolve desde 1968 trabalho como ator, encenador, produtor e dramaturgo em países como o Brasil, Portugal, Itália, França e Espanha. Encenou e interpretou autores como: Jorge Andrade, Máximo Gorki, Exupery, António Bívar, Joe Orton, Jean Genet, Rojas, Nelson Rodrigues, José Triana, Plínio Marcos, Brecht, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Lígia Bojunga Nunes, Marcel Sabourin, Jorge Amado, João Loyo, Ray Bradbury, Gabriel Garcia Marquez, João Guimarães Rosa, Dino Buzzati, Miguel Torga, Agostina Bessa Luís, Mia Couto, Irmãos Grimm, Andersen, Robert Schneider, Cecília Meireles, Perrault, Saramago, Almeida Garrett, Carlos Casares, Manuel António Pina, entre outros.
Fundou em Portugal, entre 1974 e 1987, a Cooperativa Oficina de Teatro e Comunicação e a  Cooperativa Sete Ofícios, e em 2003, a Associação Cultural Quinta Parede.
Colaborou nos programas de televisão “Concordo ou talvez não” e “Os amigos do Gaspar”, da RTP, emissora que gravou, ainda, quatro das suas peças - Ou isto ou aquilo, Corda Bamba, A vida íntima de Laura e Chorar para rir. E fez crítica de teatro em dois jornais portugueses - “O Jornal” de Lisboa e o “Jornal de Notícias” do Porto.
Foi premiado pela Associação Portuguesa de Críticos Teatrais com os seguintes prémios: Melhor espetáculo de 1979 - Ou isto ou aquilo; Melhor espetáculo de 1981 - A vida íntima de Laura; Melhor espetáculo de 1984 - Chorar para rir; Em 1985, Prémio de Carreira - Dez anos do 25 de Abril. Recebeu, ainda, o Prémio de Melhor interpretação com La vie intime de Laura, na Bienal de Teatro de Lyon, França. Em 2004, recebeu o Prémio “Maria Casares” da Associação Galega de Artistas e Técnicos de Teatro com o espetáculo As laranxas mais laranxas de todas as laranxas, e em 2014, a Moção de Louvor e Aplauso pela Carreira / Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
É delegado Português no Executivo da ASSITEJ – Association International du Théâtre pour l’ Enfance et la Jeunesse.
Participou na Bienal de Teatro de Lyon; no Festival “Navegar é preciso” (Brasil); no Festival Ray Bradbury (Bergamo, Itália); no Festival de Teatro Português (Paris, França); no XXVIII Festival Internacional  de Teatro de Oriente; no Festival Les Gongs de Capar; no Festival Internacional “IV Intercâmbio de Linguagens para Crianças” (Rio de Janeiro, Brasil); na XVI Edição da Biennale Thèâtre Jeunes Publics (Lyon, França); no Rencontres Professionnelles Internationales; no “Pittsburgh International Children's Festival” (EUA), e no “Colpi di Scena” (Faenza, Itália).
Fez parte do grupo de reflexão sobre Teatro na Escola – “L’autre Antigone”, na Bélgica. 

Sem comentários: