17/01/08

Intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha


Na véspera da XXIII Cimeira Luso-Espanhola que decorrerá em Braga, a CTB – Companhia de Teatro de Braga não poderia deixar de apoiar mais esta Cimeira e relembrar o trabalho cultural iniciado em 2000 e mantido ao longo dos anos com Espanha, nomeadamente com a Galiza.

Com o móbil da aproximação, partilha e interacção dramatúrgica entre os dois países, a CTB através de intercâmbios de espectáculos e de co-produções tem desenvolvido vários projectos, a referir, com o Centro Dramático Galego que resultou na co-produção da peça Espectros de Ibsen, com encenação de Rui Madeira e actores galegos; na co-produção para Coimbra Capital da Cultura de Cantiga para Já, sobre Zeca Afonso, com texto e encenação de Jean Pierre Sarrazac e participação de actores portugueses, galegos e africanos; na co-produção Mar Revolto, de Roberto Vidal Bolaño; bem como, com a vinda do encenador Manuel Guede Oliva dirigir para a CTB Algumas Polaróides Explícitas de Mark Ravenhill e O Profissional de Dusan Kovacevic, em cena de 15 a 18 de Janeiro, às 21h30, no Theatro Circo.

Também fruto da boa relação cultural entre Portugal e Espanha, a CTB mantém relações de colaboração com directores, actores e estruturas de toda a Espanha, como Perez de la Fuente, Helena Pimenta, António Simon e outros. Presentemente, desenvolve com o Grupo Galego Contrabutaca um projecto de co-produção sobre Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, com grandes actores galegos. A encenação será de Rui Madeira, cenografia e figurinos de Sílvia Alves, desenho de luz de Fred Rompante e desenho de som de Pedro Pinto, com actores galegos. A estreia ocorrerá em Setembro.

Sem comentários: