07/11/08

AS BACANTES


19 a 22 de Novembro - 21h30
23 de Novembro - 16h
Theatro Circo


Após revisitar grandes clássicos da literatura portuguesa, como Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente e Os Lusíadas, de Luís de Camões, a CTB – Companhia de Teatro de Braga, com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Camaçari (Brasil), leva à cena a tragédia grega As Bacantes, de Eurípides. Com estreia marcada para 19 de Novembro (21h30), no Theatro Circo, a peça está em cena ainda a 20, 21, 22 (21h30) e 23 (16h00).

O espectáculo, inserido no Projecto Bacantes, consubstancia o trabalho realizado em colaboração com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Camaçari, Brasil, onde em Agosto, e no âmbito da Oficina Bacantes – Uma Orgia do Poder, foram seleccionados um actor e duas actrizes para realizarem um estágio na CTB; e o trabalho desenvolvido por um grupo de 14 pessoas, das mais variadas profissões, escolhidas em cerca de 120 participantes na audição realizada em Braga, que integram uma Oficina sobre prática teatral, desde Setembro.

Considerado por muitos não só o mais trágico de todos os poetas, mas também um experiente homem de teatro, um pensador e filósofo, Eurípides (Salamina, 485 a. C. - Pella, 406 a. C., antiga Grécia) traz à cena, com As Bacantes, o mito e a religião de Dionísio, cuja culto está ligado à exuberância, à fecundidade fálica, à celebração do vinho e dos seus efeitos extáticos.



SINOPSE:

Um espectáculo sobre o Sentir, o Saber e o Acreditar!
Sobre a Política e a organização da Cidade.
Sobre a Vingança.
Sobre a necessidade mais funda que temos de dizer Não e de rompermos a Norma.

Um espectáculo sobre a Condição Humana.
A luta entre o Sagrado e o Profano.
Um caminho de Viajantes e de Confronto de Identidades.

Um espectáculo de Mulheres!
Uma tragédia do Mundo!



FICHA ARTÍSTICA:

Autor: Eurípides
Encenador: Rui Madeira
Actores: Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Rui Madeira, Solange Sá, Teresa Chaves
Actores estagiários no âmbito da Cena Lusófona: Allex Miranda, Mabelle Magalhães, Thamara Thaís
Actores estagiários no âmbito da oficina "Bacantes: uma orgia do Poder": Aleixo Morgado, Alexandra Corunha, Raquel Ferreira, Ana Lestra Gonçalves, Ana Cristina Oliveira, André Silva, Ângela Leão, Armanda Barbosa, Carina Luz, Sofia Miranda, Cristina Silva, Flávia Neves, Marisa Queirós, Maria José Barbosa
Dramaturgia: Rui Madeira
Cenografia: Samuel Hof
Criação Vídeo: Pedro Pinto
Figurinos: Sílvia Alves
Desenho de luz: Fred Rompante
Grafismo: Carlos Sampaio
M/12


Bilhetes: 10€ (desconto de 50%: estudantes, reformados e protocolos).

Sem comentários: