06/02/09

CENDREV apresenta Antígona Gelada




Antígona Gelada
de Armando Mascimento Rosa
12 e 13 de Fevereiro - 21h30
Theatro Circo

O CENDREV – Centro Dramático de Évora numa organização conjunta com CTB – Companhia de Teatro de Braga, Theatro Circo e Câmara Municipal de Braga, no âmbito da colaboração entre as Companhias Descentralizadas, apresenta Antígona Gelada, de Armando Nascimento Rosa, no Theatro Circo, dias 12 e 13 de Fevereiro, às 21h30.

O espectáculo tem a encenação de João Mota, actor, encenador, professor e teatrólogo português. Em 1972 fundou a COMUNA companhia que ainda hoje dirige e pela qual já encenou mais de 90 produções. Foi Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema e, de 1996 a 2002, director do departamento de teatro e Presidente do Concelho Directivo. Em 1992 foi agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2007 foi-lhe atribuído a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, e a Medalha de Mérito Cultural.


Sinopse:
É próprio do teatro voltar a contar histórias conhecidas, reinventando-as de novo para as fazer falar acerca de um imaginário presente que nos é comum.
Antígona Gelada é uma obra dramática que traz à cena uma nova visão em acção daquela que, conjuntamente com Édipo (seu pai trágico), constitui a mais emblemática das figuras do teatro grego antigo.
O lugar continua a ser a Tebas da narrativa mítica e dramaturgia, mas já não a que Sófocles recriou em espelho transfigurado da sua Atenas do séc. V a.c Trata-se agora de Tebas 9, uma colónia espacial remota situada em Caronte, satélite que orbita em torno de Plutão, o mais gélido dos planetas do sistema solar, recentemente despromovido; a acção decorre nesse futuro incerto, em que a humanidade vive e subsiste fora da Terra onde nasceu.
Um cenário que nos é familiar pela ficção científica e no qual a fábula mitopoética e política de Antígona volta de súbito a acontecer. Como dirá Polinices, no diálogo mantido quando Antígona sonha com ele: «Já houve no passado pessoas com os nossos nomes que viveram dramas idênticos aos nossos, mas a memória deles perdeu-se e por isso repetimos os seus erros. E mesmo talvez se nos lembrássemos, tudo acontecesse de novo e diferente outra vez.»


Ficha artística:
Encenação: João Mota
Cenografia e Figurinos: Sara Machado da Graça
Iluminação: António Rebocho e João Mota
Caracterização: Cecília Sousa
Sonoridades: Hugo Franco
Elenco: Álvaro Corte Real, Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Maria Marrafa, Rosário Gonzaga, Rui Neto, Victor Zambujo
M/12

Bilhetes: 10€ (desconto de 50%: estudantes, reformados e protocolos).

Sem comentários: