04/06/10

Projecto BragaCult



BragaCult
projecto de intervenção cultural
no núcleo histórico e urbano de braga


A Companhia de Teatro de Braga apresentou, em conferência de imprensa, o Projecto BragaCult, programa que visa a revitalização cultural da zona histórica e urbana da cidade, a partir de novas propostas e dinâmicas que, de modo sustentado, garantam a participação activa das populações, na busca de melhores públicos e mais qualificada cidadania.

O Projecto BragaCult está inserido nas parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE” e QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e a Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

Em colaboração com as estruturas e instituições existentes, o Projecto BragaCult irá desenvolver um trabalho de longa duração com os habitantes das respectivas zonas, para tal foram criadas uma série de oficinas que vão desde Oficinas de Imaginação nos ATL ou fora; de Experimentação, sobre várias áreas e saberes como Construção de Instrumentos e Orquestra a partir do lixo; de Escrita; de Criação Vídeo; de Criação Sonora; etc. E outras mais viradas para a área escola, o teatro escolar e a formação nalgumas áreas técnicas da comunicação (professores).

Junto da população mais idosas e partindo dos Centros de Dia, de outras instituições ou grupos, o  BragaCult incidirá sobre a Memória e a Rememoração dos Sentidos e da Vida, levando os habitantes dos vários quarteirões à redescoberta da memória e da história do Lugar, do Prazer de Viver, ao sentido de pertença e a dar Testemunho escrito, oral e físico da (sua) história.  

Para pessoas do 8 aos 80 anos, sensibilizando-as através de novas práticas para a importância da dinâmica Cultural no viver social, pretende-se, assim, criar hábitos culturais e práticas de fruição em zonas particulares da cidade.

As inscrições para as diferentes oficinas já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Sem comentários: