01/06/10

Shakespeare no Theatro Circo



Troilo e Créssida
de William Shakespeare

co-produção CTB – Companhia de Teatro de Braga, CTA – Companhia de Teatro de Almada e ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

3 a 5 de Junho – 21h30
Sala Principal do Theatro Circo


Sinopse:
A acção passa-se em Tróia junto às muralhas da cidade, onde os reis gregos montaram acampamento, decididos a vingar a honra de um deles – Menelau, rei de Esparta – a quem o troiano Paris raptou Helena, sua mulher. A guerra de Tróia eterniza-se. Os chefes gregos perdem-se em querelas pessoais e em discussões estéreis. Em Tróia – cercada –, a vida continua.

Personagens troianas: Príamo, rei de Tróia, e seus filhos Heitor, Troilo, Páris; Eneias, um príncipe, e Pândaro, tio de Créssida; Andrómaca, mulher de Heitor, Cassandra, filha de Príamo, e Créssida, filha de Calcas, que embora se trate de um sacerdote troiano, traiu a pátria e juntou-se ao acampamento grego.

Personagens gregas: Helena, a viver em Tróia; Agamémnon, general grego e chefe da expedição de ataque a Tróia; Menelau, irmão de Agamémnon, Aquiles, rei dos Mirmidões; Ájax, um príncipe. Ainda outros generais gregos – Ulisses, Nestor e Diomedes –, Pátrocolo, amante de Aquiles, e Térsito, «um grego disforme e ignóbil».

Troilo, filho do Rei Príamo, ama Créssida, cujo pai, Calcas, se passou para o campo grego. Créssida vive com o seu tio Pândaro, que a faz encontrar-se com Troilo. Mas Calcas persuade Agamémnon a trocar a sua filha por um prisioneiro troiano. O grego Diomedes irá buscar Créssida e levá-la para o campo dos gregos. Troilo aproveita uma trégua para visitar Créssida e vai encontrá-la nos braços de Diomedes. A peça termina com a morte ignóbil de Heitor, antecipando-se a queda próxima de Tróia.


Ficha técnica e artística:
Texto: William Shakespeare
Encenação: Joaquim Benite com José Martins
Tradução: António Conde
Cenário e Figurinos: Christian Rätz
Colaboração Cenográfica (cortejo): Gonçalo Marto
Desenho de Luz: José Carlos Nascimento
Som: Guilherme Frazão
Penteados: Miguel Moleno
Esgrima Artística/Combate Cénico: Carlos Pereira
Colaboração Coreográfica: Jean Paul Bucchieri
Assistência de Cenografia: Joana Ferrão
Assistente de Encenação: Rodrigo Francisco e Teresa Gafeira
Elenco: André Laires; Jaime Soares; Mónica Lara (actores da CTB); Alberto Quaresma, André Albuquerque, André Gomes, André Silva, Carlos Pereira, Carlos Santos, Celestino Silva, Ivo Alexandre, João Abel, Luís Vicente, Luzia Paramés, Manuel Mendonça, Maria Frade, Mário Spencer, Marques d’Arede, Miguel Martins, Tânia Silva


Bilhetes: 12€ (desconto de 50%: estudantes, reformados e protocolos)
M/12

Sem comentários: