25/01/12

Cancelada a primeira sessão




A CTB – Companhia de Teatro de Braga informa que a primeira sessão do Ciclo de Leituras Públicas agendada para a próxima segunda-feira (dia 30, 21h30), na Fonte do Ídolo, foi cancelada por razões técnicas.
O Ciclo, dinamizado no âmbito do projecto BragaCult pela Comunidade de Leitura Dramática, inicia no dia 27 de Fevereiro com a obra “Ifigénia em Áulis” de Eurípides, prosseguindo o programa nas datas já anunciadas – 26 de Março: “Electra” de Sófocles; 16 de Abril: “Coéforas” de Ésquilo e 30 de Abril: “Filoctetes” de Sófocles. A leitura pública da obra “Troilus e Créssida” de Shakespeare, cuja sessão estava marcada para 30 de Janeiro e foi cancelada, decorrerá em Maio, em data a anunciar em breve.
As sessões decorrerão sempre às 21h30 e com entrada livre na Fonte do Ídolo, numa colaboração estreita com o gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga e o Theatro Circo. Momento privilegiado para usufruir de um dos Lugares de maior relevância na matriz identitária da Cidade.

Recorde-se que o Ciclo de Leituras Públicas pretende criar o ambiente para a apresentação integral da trilogia “Oresteia” (Agamémnon, Coéforas e Euménides), de Ésquilo, que a CTB estreará em Junho/Julho, com encenação de Rui Madeira, no âmbito de Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, numa co-produção com o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Constantino Nery de Matosinhos, o Theatro Circo e o Grupo Dragão Sete de São Paulo (Brasil), que contará com a participação de actores portugueses, africanos e brasileiros e será apresentada em Portugal e no Brasil.

Continuando na busca de um teatro político, Rui Madeira estabelece uma ponte com a actual Europa decadente de valores morais e encena “Oresteia” como parábola da “família (europeia) desavinda”, que “tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses”, sendo certo que “esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas”.

O Ciclo de Leituras abordará a (volta da) guerra de Tróia, as consequências para os “vencedores” e o papel que alguns personagens tiveram no desenrolar dos acontecimentos, que fundaram a identidade cultural europeia. Factos e personagens aparentemente tão esquecidos nos tempos que correm.


BragaCult é um Projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

Sem comentários: