30/01/12

Coimbra acolhe oficina e espectáculo da CTB


Jardim no Theatro Circo
Foto de Paulo Nogueira

A CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta em Coimbra, nos dias 10 e 11 de Fevereiro (21h30), Jardim: “Pedro e Inês – a história secreta nunca antes contada”, uma versão ousada e diferente de um dos episódios mais marcantes da “cidade do estudantes”: o amor proibido de D. Pedro I e Inês de Castro. Escrito e dirigido por Alexej Schipenko, o espectáculo estará em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo e surpreenderá os espectadores pelo espaço cénico concebido por Samuel Hof e pela forma como o palco é utilizado.

Aproveitando a estada da CTB em Coimbra, A Escola da Noite organiza, em colaboração com o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), a oficina “Oresteia – em busca do teatro político” dirigida por Rui Madeira, director artístico da CTB, destinada a actores, alunos e professores do ensino artístico. A formação decorre nos dias 7 e 8 de Fevereiro (18h00 – 21h00) e no dia 11 de Fevereiro (15h00 – 18h00) no Teatro-Estúdio do CITAC. A Oficina inclui análise dramatúrgica, leitura participada e experimentação ao nível do trabalho coral, e insere-se na preparação da trilogia de Ésquilo “Oresteia”, espectáculo que a CTB vai produzir em 2012 com encenação de Rui Madeira e cenografia de Samuel Hof, no âmbito de “Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude”, numa co-produção com o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Constantino Nery de Matosinhos, o Theatro Circo e o Grupo Dragão Sete, de São Paulo (Brasil). A inscrição custa 25,00 Euros e pode ser feita, até ao próximo dia 1 de Fevereiro, por e-mail para geral@aescoladanoite.pt.

A oficina e o espectáculo realizam-se no âmbito do projecto de programação em rede CULTURBE: Braga, Coimbra e Évora (financiado pelo QREN), que une o Teatro da Cerca de São Bernardo ao Theatro Circo e ao Teatro Garcia de Resende desde 2010.

Sem comentários: