26/06/12

Companhia de Teatro de Braga participa no Mimarte 2012



Dentro de dias tem início o “Mimarte 2012 – Festival de Teatro de Braga” e a CTB – Companhia de Teatro de Braga integra o cartaz desta edição.

Já uma referência no ciclo cultural bracarense, o certame realiza-se ao longo de 10 dias e para a CTB está reservado o dia 5 de Julho, data em que o Rossio da Sé recebe “Falar Verdade a Mentir”, uma comédia de Almeida Garrett com encenação e dramaturgia de Rui Madeira. Depois do Theatro Circo e da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, a peça sai agora à rua, numa apresentação de acesso livre com início marcado para 21h45.

“Falar Verdade a Mentir” conta a história de um peralta, interesseiro e mentiroso compulsivo, Duarte, cujo vício põe em causa não só o seu casamento com Amália, como o da criada desta, Joaquina, com José Félix.

Da autoria de um dos grandes vultos da literatura nacional do período romântico e provavelmente o escritor português mais completo de todo o século XIX, a obra, escrita em 1845 e com acção em Lisboa, ridiculariza a sociedade burguesa da época que vivia da falsidade e da aparência (muitas vezes ilusória).

Com André Laires, Carlos Feio, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá e Thamara Thais no elenco, o espectáculo tem cenografia de Carlos Sampaio e Rui Madeira, e figurinos de Sílvia Alves. A criação vídeo é de Frederico Bustorff Madeira e a criação sonora de Luís Lopes. O design gráfico é da autoria de Carlos Sampaio e a fotografia de Paulo Nogueira.

Organizado pelo Pelouro Municipal da Cultura, o “Mimarte” realiza-se de 29 de Junho a 8 de Julho e, para além do Rossio da Sé, decorre também no Museu D. Diogo de Sousa e no Theatro Circo.


Sem comentários: