15/06/12

Companhia de Teatro de Braga prepara co-produção luso-brasileira



A CTB – Companhia de Teatro de Braga estreia no próximo mês, dia 24, às 21h00, no Theatro Circo, a Trilogia Oresteia (Agamémnon, Coéforas e Euménides).

Numa grande produção, é levado à cena um dos documentos literários mais relevantes da Antiguidade, escrito pelo primeiro grande dramaturgo europeu, considerado o principal impulsionador da tragédia grega: Ésquilo. Com encenação e dramaturgia de Rui Madeira, o espectáculo, montado em co-produção com várias estruturas portuguesas e brasileiras [Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude; Theatro Circo de Braga, Teatro Municipal de Almada e Teatro Constantino Nery (Matosinhos) no âmbito do Acto 5; Circuito de Teatro Português de São Paulo e Grupo Dragão 7 – Instituto de Artes, Intercâmbio e Cidadania de São Paulo (Brasil); com o apoio da Cena Lusófona], é um manifesto contra a ausência de memória, uma proposta de reflexão sobre a Europa do Sul a partir da II Guerra Mundial.

Concebida sob a tradução de Manuel de Oliveira Pulquério, a produção conta o apoio dramatúrgico de Ana Lúcia Curado, especialista em estudos clássicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. A cenografia e os figurinos são de Samuel Hof, cenógrafo alemão que colabora desde há uns anos com a CTB, tendo participado na produção das peças “Os Lusíadas, “As Bacantes”, e “Jardim”.

Para além de um grande elenco com Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá e, o actor brasileiro, Eduardo Chagas, o espectáculo integra nos Coros um grupo de formandos do BragaCult [projecto realizado no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)]. Recorde-se que, nos últimos meses e em jeito de preparação para a apresentação integral desta trilogia, a CTB, através da Comunidade de Leitura Dramática do BragaCult, realizou na Fonte do Ídolo, em Braga, um Ciclo de Leituras de Textos Dramáticos sobre personagens mitológicas da Cultura Clássica Grega.

Sem comentários: