27/09/17

História do Cerco de Lisboa no Theatro Circo

É já esta sexta-feira, dia 29, que a História do Cerco de Lisboa é apresentada em Braga, na Sala Principal do Theatro Circo. O espectáculo estará em cena até dia 4 de Outubro, num total de 5 representações.

A partir da obra homónima (sem diálogos) do escritor português, Prémio Nobel da Literatura em 1998, José Gabriel Antuñano (crítico de teatro e dramaturgo espanhol) criou a dramaturgia que diz ter “sido um osso duro de roer” mas que após, aproximadamente, meio ano de estudo ficou com uma ideia muito clara de como desenvolver dramaticamente os três planos em que se desenrola o texto acabando por escrever esta adaptação muito rapidamente. “Foi um exercício de reescrita que concentra o espírito do romance e que, sempre cenicamente falando, respeita o texto de Saramago, que contém passagens de grande força dramática”, concluiu.

Esta é uma co-produção entre quatro companhias de teatro portuguesas – Companhia de Teatro de Braga, Companhia de Teatro de Almada, Teatro dos Aloés e A Companhia de Teatro do Algarve – que para o encenador Ignacio García (também espanhol) é, justamente, um dos grandes actractivos deste espectáculo uma vez que estas “provém de territórios, estilos e estéticas teatrais muito diferentes” e que decidiram juntar-se para construir este espectáculo que é “um caso excepcional no panorama teatral luso”. Destaca ainda o facto de serem todos grandes actores de enorme experiência que “graças à diferença e tensões entre estilos assentam como uma luva numa história tão poliédrica”, e em que todo o elenco tem mostrado um compromisso absoluto com este projecto. “Esta equipa luso-espanhola, revela o espírito integrador de Saramago e o seu sonho de uma unidade ibérica entre espanhóis e portugueses”, resume.

Esta história parte de um acto de rebeldia criativa do revisor Raimundo, ao escrever um “não” nas provas de um livro onde se afirmava que em 1147 os cruzados tinham ajudado os portugueses na conquista de Lisboa aos mouros. Deste “não” surgirá também uma história de amor, entre o revisor e a directora literária Maria Sara – plasmada, de certo modo, nas personagens do soldado Mogueime e da barregã Ouroana. A adaptação de José Gabriel Antuñano vai ao encontro (e vai além) do tema central do romance de Saramago: a fronteira entre a realidade e a ficção, bem como a redenção pelo amor.

História do Cerco de Lisboa estreou a 5 de Julho no 34º Festival de Almada. O espectáculo fará cerca de 40 apresentações nas cidades de Almada, Amadora, Braga e Faro.

Um espectáculo a não perder, no Theatro Circo: 29 e 30 de Setembro, às 21h30; 1 de Outubro, às 16h00; 3 e 4 de Outubro; às 21h30.



FICHA ARTÍSTICA
encenação Ignácio Garcia
dramaturgia José Gabriel Antuñano
cenografia José Manuel Castanheira
figurinos Ana Paula Rocha
iluminação Guilherme Frazão
som Miguel Laureano
elenco Ana Bustorff, Elsa Valentim, João Farraia, Jorge Silva, José Peixoto, Luis Vicente, Pedro Walter, Rui Madeira, Tânia Silva
fotografia Rui Carlos Mateus

Co-produção: ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga, Teatro dos Aloés.

Apoio: Fundação José Saramago

Sem comentários: