25/05/10

TROILO E CRÉSSIDA



Troilo e Créssida
de William Shakespeare

3 a 5 de Junho – 21h30
Sala Principal do Theatro Circo


A CTB – Companhia de Teatro de Braga, em co-produção com a CTA - Companhia de Teatro de Almada e a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, apresenta Troilo e Créssida, de William Shakespeare, de 3 a 5 Junho (21h30), na Sala Principal do Theatro Circo.

Inédita em Portugal, a peça – estreada no Teatro Municipal de Almada, no dia 29 de Abril, e já apresentada no Auditório Municipal de Lagoa, no dia 22 de Maio –, era um velho projecto do encenador Mário Barradas, que morreu meses antes de se iniciarem os ensaios.

Dirigida por Joaquim Benite e José Martins, Troilo e Créssida conta a história do amor arrebatado e trágico, vivido durante a guerra de Tróia, entre o herói Troilo e a grega Créssida, cujas personagens são interpretadas por André Laires e Mónica Lara, actores da CTB.

A peça leva à cena 20 actores, entre os quais Luís Vicente, Marques D’Arede, Carlos Santos, Luzia Paramés, Alberto Quaresma, Maria Frade, André Gomes, Jaime Soares, Ivo Alexandre e Mário Spencer. A cenografia e os figurinos são do francês Christian Rätz, cenógrafo do Thèâtre National de Strasbourg.

Considerado um texto menor ao longo de quase dois séculos – foi escrito no início do século XVII –, Troilo e Créssida impressionou grandes criadores contemporâneos pela crueza com que retrata o carácter duvidoso dos heróis da Guerra de Tróia, mais interessados na afirmação dos seus interesses mesquinhos e venais, do que num esforço colectivo de vitória. Paixões ocultas, combates à espada, jogos de pura intriga ou de desbragada comédia, enredam as personagens, que, embora provenham da tradição grega antiga e da literatura inglesa medieval, estão muito próximas da insegurança anti-heróica em que hoje vivemos, das estratégias com que tentamos sobreviver num mundo de enganos, de um genuíno apego à vida, menos preocupado com moralizações fáceis do que com a compreensão do tempo que nos coube.

Sem comentários: