22/03/11

Dia Mundial do Teatro


Dia 27 de Março festeja-se o Dia Mundial do Teatro, contudo, as comemorações iniciam-se já hoje com Último Acto, espectáculo de Anna Langhof, Alexej Schipenko e Rui Madeira, em cena até dia 25 (sexta-feira, 21h30), no Pequeno Auditório.

A 25 de Março (22h30) realiza-se, também, no Salão Nobre o debate O Teatro do Futuro.
Que sinais lemos hoje sobre o Teatro do Futuro? Como será o Teatro no Futuro? Para onde caminham as práticas teatrais? Na sociedade espectáculo há lugar para o teatro como espectáculo? E a sempre anunciada “crise do teatro”, existe? E, a existir, quando terá o seu epílogo? Qual a responsabilidade do Estado no estado do Teatro? E a dos criadores? E a dos públicos? São algumas das questões sobre as quais tentarão reflectir Abel Neves (dramaturgo, poeta, romancista), Alexej Schipenko (dramaturgo, romancista, encenador, actor, músico), Anna Langhoff (dramaturga, encenadora, romancista), Celso Parada (autor, tradutor, encenador, fundador do “Teatro do Morcego” - Galiza), Nuno Carinhas (pintor, cenógrafo, figurinista, encenador, director artístico do Teatro Nacional São João) e Rui Madeira (actor, encenador, director da CTB – Companhia de Teatro de Braga e Administrador Delegado do Theatro Circo).

O programa evocativo do Dia Mundial do Teatro, que decorre no âmbito do projecto Odisseia (Teatro Nacional São João, Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo e Teatro de Vila Real), inclui ainda Leituras de Textos Dramáticos. Transit de Regina Guimarães & Saguenail, 25 de Março (19h00), e Olhando o Céu Estou em Todos os Séculos de Abel Neves, 26 de Março (19h00), são os textos apresentados no Salão Nobre, pela Comunidade de Leitura Dramática do projecto BragaCult.

BragaCult é um projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE” e QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

Sem comentários: