10/03/11

Oficinas do BragaCult apresentam-se no Theatro Circo



Exercício final da Oficina de Leitura e Interpretação e da Oficina de Iluminação
Projecto BragaCult
18 de Março - 21h30
Pequeno Auditório do Teatro Circo
Entrada Livre

A CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta o exercício final da Oficina de Leitura e Interpretação e da Oficina de Iluminação, no dia 18 de Março (21h30), no Pequeno Auditório do Theatro Circo.

De modo a potenciar sinergias entre as Oficinas, desenvolvidas pelo Projecto BragaCult no âmbito da parceria para a Regeneração do Centro Histórico de Braga, a apresentação final destas acções será conjunta. Desta forma, a leitura de textos realizada pelos participantes na Oficina de Leitura e Interpretação acontecerá sob o desenho de luz criado pelos formandos da Oficina de Iluminação.

Coordenada por Ana Bustorff, com o apoio de Rui Madeira, esta segunda edição da Oficina de Leitura e Interpretação procurou sensibilizar os participantes a assumirem a palavra e os sentidos do texto através da experimentação do ler. Textos da colecção “Braga Cidade Milenar”, editada pela Fundação Bracara Augusta, e, ainda, “O Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind, foram as obras utilizadas e cujos excertos irão ecoar no palco pela voz dos vários intervenientes na acção, entre os quais, um grupo de alunos e professores da escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão.

Desenvolvida numa componente teórico-prática e sob orientação de Fred Rompante, a Oficina de Iluminação incidiu sobre a importância da luz na criação das várias formas de espectáculo, na identificação e rentabilidade do diverso equipamento, permitindo aos participantes pelo processo de criação e desenho de luz aplicar os conhecimentos adquiridos durante a mesma.

Ana Bustorff
Actriz de teatro, cinema e televisão, Ana Bustorff estreou-se em 1977 na Seiva Trupe e foi co-fundadora da Companhia de Teatro de Braga, tendo já participado em mais de 40 peças de teatro. Na televisão, onde trabalha regularmente em séries e telenovelas, integrou recentemente o elenco da série "Equador" e “Um lugar para viver”. Os seus trabalhos mais recentes no cinema, onde se estreou em 1978, foram "Alice", de Marco Martins e "O Crime do Padre Amaro", de Carlos Coelho da Silva. Foi por três vezes vencedora do Globo de ouro na categoria de melhor actriz de cinema.

Fred Rompante
Designer de luz convidado.
Trabalhou no Teatro Nacional S. João de 2000 a 2006, onde participou na montagem e operação de espectáculos, programação de luz e manutenção do equipamento. Foi colaborador em mais de dez espectáculos de diversos encenadores, tais como J. Wallenstein, Ricardo Pais, Nuno Carinhas, João Paulo Seara Cardoso, José Leitão, Nuno Cardoso, Eimuntas Nekrosius, Amândio Pinheiro, Rui Madeira. É formador certificado. Tem o curso de fotografia do Instituto Português de Fotografia. Actualmente é técnico responsável de Luz do Theatro Circo e assistente da Direcção Técnica.

BragaCult é um Projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

Sem comentários: