22/06/11

Jardim


Autor russo escreve e encena texto sobre umas das mais conhecidas histórias de amor – a de Inês & Pedro

Alexej Schipenko escreveu, a CTB - Companhia de Teatro de Braga produz: “Jardim”, a peça que relata a história da amante mais conhecida da História de Portugal, D. Inês de Castro.
Numa abordagem diferente, apresentada como diário de Inês de Castro, a 109ª produção da CTB vai levar à cena do Pequeno Auditório do Theatro Circo, o primeiro encontro, o amor, a vida entre D. Inês de Castro e o futuro rei Pedro I de Portugal, e a trágica execução da fidalga às ordens do pai deste, o Rei D. Afonso IV. Porém, o diário não finda com a morte desta e até à exumação do seu corpo e coroação como rainha de Portugal,  Inês narra  o que acontece com aqueles que permanecem vivos.

Celebrada por ilustres nomes como Luís de Camões, António Ferreira e Garcia de Resende, a relação amorosa serviu também de inspiração a Alexej Schipenko, romancista, encenador, actor, músico, que volta a trabalhar com a CTB.
“Jardim” tem estreia marcada para Julho, de 28 a 30, regressando em Setembro, de 8 a 10, 13 a 16 e 20 a 23, sempre às 21h30.

Com autoria e encenação de Alexej Schipenko; tradução de António Pescada; interpretação de André Laires, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, João Chelo, Rogério Boane, Rui Madeira, Solange Sá, Thamara Thais; o espectáculo marca também o regresso do Samuel  Hof à CTB, após Os Lusíadas e As Bacantes, estando a cenografia e os figurinos a seu cargo. O desenho de luz é de Fred Rompante, a criação vídeo de Frederico Bustorff Madeira e a criação sonora de Luís Lopes.

Sem comentários: