07/06/16

A CTB acolhe o Teatro das Beiras com "Clube dos Pessimistas"

Antes do feriado do Dia de Portugal, a Companhia de Teatro de Braga (CTB) traz a Barcelos e a Braga uma produção do Teatro das Beiras intitulada Clube dos Pessimistas”.

Em Barcelos, o espetáculo será levado a cena no dia 8, às 21h30, no Teatro Gil Vicente. No dia seguinte, à mesma hora, a companhia sediada na Covilhã sobe ao palco do Pequeno Auditório do Theatro Circo.


É “um clube... parece um lugar próximo, possível...não fora a extravagância do seu conceito, dos seus intuitos, dos seus serviços e a bizarria comummente partilhada pelos seus corpos sociais e pelos seus utilizadores. Poder-se-ia dizer tratar-se de um lugar tão vulgar como qualquer outro, um clube. Mas este é um clube estranho...onde simultaneamente se disponibilizam serviços funerários, botões, linhas, "retrosarias" várias, onde em tom de irónica comédia se receita o pessimismo como forma de olhar para o mundo sustentando a sigla "quanto pior, melhor". "Vendas e consultadoria" prescrevem este ideal como antídoto para todos os males induzindo soluções ainda piores. Simultaneamente as novas tecnologias marcam presença neste lugar soturno carregado de anacronismos e contradições, propondo uma feliz e antagónica coexistência sob o lema "em frente está o abismo. Avancemos!" Personagens estranhos num mundo estranho e simultaneamente tão próximo e real, sustentam uma metafórica dissertação sobre o estado civilizacional do tempo que nos é dado a viver. O nosso tempo.

A encenação está a cargo de Gil Salgueiro Nave e é interpretado por Cláudia Lázaro, Miguel Telmo e Sónia Botelho.
O texto foi escrito por Abel neves, que por coincidência está neste momento a encenar a próxima produção da CTB, “Ainda o Último dos Judeus e os Outros” (texto igualmente da sua autoria), com estreia marcada para o dia 21 de julho.

O espetáculo tem a duração aproximada de 80 minutos e destina-se a um público maior de 12 anos.
Ficha Técnica:
Encenação Gil Salgueiro Nave
Canções e sonoplastia Hélder F. Gonçalves
Desenho de luz Jay Collin
Interpretação Cláudia Lázaro, Miguel Telmo, Sónia Botelho
Assistente de cenografia e figurinos Joana Forte
Cartaz Luís Mouro
Produção Celina Gonçalves
Fotografia Paulo Nuno Silva
Vídeo Ivo Silva

Sem comentários: