28/06/16

CTB leva Leituras Dramáticas à 25ª Feira do Livro de Braga

A Oficina de Leituras Dramáticas do projeto BragaCult, conduzida pelo Diretor da CTB, Rui Madeira, que começou em 8 de junho, contou com a participação de cerca de duas dezenas de pessoas que se reuniram todas as quartas-feiras, das 19h00 às 21h00, no Theatro Circo.

Fotografia: Pedro Alpoim
Nos dias 3 e 4 de julho, às 21h00, serão feitas leituras públicas no Espaço dst da 25ª Feira do Livro de Braga que, tal como aconteceu em anos anteriores, estarão ligadas ao vencedor do Grande Prémio de Literatura dst que, nesta 21ª edição, foi o poeta Manuel Alegre pela obra “Bairro Ocidental”.


Também nesta Feira do Livro (FLB) estaremos, ainda, à conversa com o escritor, dramaturgo e encenador Abel Neves a propósito do seu do seu último livro, que inclui os contos: “Ainda O Último Dos Judeus E Os Outros” e “Ossman”.

Esta conversa entre Abel Neves, Rui Magalhães (Editora Humus) e Rui Madeira (CTB) decorrerá no Espaço dst da FLB, no dia 3, às 19h00.

Este evento tem o interesse adicional de anteceder a estreia da 129ª produção da CTB, “Ainda O Último dos Judeus E Os Outros”, que será dirigido pelo próprio Abel Neves. O espetáculo estreia no dia 21, às 21h30, no Pequeno Auditório do Theatro Circo e estará em cena até dia 28.



Sinopse

Daniel decide convocar a sua mãe, Judite, e o seu pai, João Victor, para um encontro num lugar nos arrabaldes da cidade, fora do conforto da casa. Núria, a sua namorada, segue-o. Obcecado desde sempre com a história trágica dos judeus – a sua avó, mãe de Judite e a viver na Holanda, sofreu, em criança, a perda dos pais, ambos judeus, numa situação que a marcou definitivamente, tendo eles sido depois assassinados no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau – Daniel não descansa enquanto não confronta Judite com uma época que ela não aceita lembrar e, sobretudo, não quer assumir por via do sangue materno. João Victor tenta amenizar a disputa sem, no entanto, o conseguir. O lugar do encontro – um armazém sujo e abandonado por onde passam caçadores e ao qual chamam “Bosque Motel” – é visitado de passagem por Nelse e Arlete, um bem humorado casal, precisamente, de caçadores, que serão testemunhas da intensa e brutal situação, acabando involuntariamente por contribuir para um desfecho inesperado.
Abel Neves

Ficha Técnica

Autor Abel Neves | Direção Abel Neves | Cenografia Acácio Carvalho | Figurinos Manuela Bronze | Criação vídeo Frederico Bustorff | Criação sonora Pedro Pinto | Design gráfico e fotografia Paulo Nogueira | Desenho de luz Nilton Teixeira | Elenco Alexandre Sá, Carlos Feio, Eduarda Pinto, Rogério Boane, Sílvia Brito, Solange Sá.

Sem comentários: