01/05/18

CTB acolhe comédia musical de La Fundición de Sevilha

Quarta-feira, dia 2 de Maio, a Companhia de Teatro de Braga irá acolher La Fundición de Sevilla com a comédia musical “DUELO ATÉ À MORTE DO MARQUÊS DE PICKMAN E O ACONTECEU DEPOIS COM O SEU CADÁVER”, às 21h30, na Sala Principal do Theatro Circo.

Fascinado com o relato dos trágicos acontecimentos que envolveram Rafael e León, Marquês de Pickman, e o capitão da Guardia Civil, Vicente Paredes - no ensaio “Duelo a muerte en Sevilla” de Miguel Martorell - Álvarez-Ossorio decide co-escrever esta obra teatral com o historiador e com Pepa Sarsa, já que para o encenador, tratando-se de “uma história de “machos”, uma luta de galos, era importante uma presença feminina".

Este espectáculo é uma comédia negra e uma crítica mordaz às instituições da época: a Igreja, o Exército, o poder político e a burguesia industrial com título nobiliárquico.

Este acolhimento realiza-se no âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, da qual fazem parte, além da CTB, várias companhias de teatro portuguesas e espanholas.



SINOPSE:
Rafael de León e Primeiro de Rivera, humilha em público o capitão da Guardia Civil Vicente Paredes, o que o leva este a desafia-lo para um duelo até a morte por rumores, quintilhas humorísticas e comentários. E mesmo que as leis civis proíbam este acto desproporcional dos contendores, o massacre ocorre. Após um grande esforço de guerra, o Exército impõe seus critérios e em nenhum momento está sujeito à lei. Mas os factos não terminam aí: a Igreja, apesar de não ter a tutela e o controlo do cemitério, impõe à força a expulsão do cadáver do mesmo e ajudada pela polícia urbana o translada para o cemitério civil.

FICHA TÉCNICA 
texto | texto Pedro Álvarez-Ossorio, Miguel Martorell, Pepa Sarsa
encenação Pedro Álvarez-Ossorio
direcção musical Santiago Martínez
assistente de encenação Pepa Sarsa
cenografia Juan Ruesga
elenco Cristina Almazán, Javier Centeno, Paz de Alarcón, Íñigo Núñez
direcção de actores Juan Carlos Sánchez
trabalho vocal Julia Oliva
figurinos Carmen de Giles, Flores de Giles
desenho de luz Carmen Mori
estilismo Manolo Cortés
máscaras Fau Nadal
desenho gráfico Pedro Cabañas
grafismos de época Rocco Lombardi
fotografia Luis Castilla
vídeo La Buena Estrella
realização da cenografia Mundomontaje
equipa técnica Enrique Galera, Pablo Gil
distribuição Angélica Cruz
comunicação La Fundición / Surnames Narradores Transmedia
direcção de produção Marina Rodríguez
agradecimentos Teatro Clásico de Sevilla, Ana Álvarez-Ossorio / Swot Elipse, Teatro Municipal Mairena del Alcor / Centro de Documentación de las Artes Escénicas de Andalucía / José Manuel Peralta, Mario Copete (A6manos producciones)


Sem comentários: